Política

Novo protesto de rua contra Bolsonaro é marcado para 19 de junho

Movimentos sociais fazem convocação após Bolsonaro confirmar vinda da Copa América ao Brasil

Protestos em São Paulo reivindicaram vacinas e pediram a derrubada de Bolsonaro. Foto: Natália Moraes/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, junto à Campanha Fora Bolsonaro, marcaram para 19 de junho um novo protesto contra o presidente Jair Bolsonaro. A data foi decidida em reunião realizada nesta quarta-feira 2.

Em anúncio, os movimentos sociais declaram que houve “enorme vitória política” nos atos de 29 de maio, que levaram milhares de pessoas às ruas em mais de 200 cidades e 10 países.

A convocação ocorre após o governo federal confirmar a vinda da Copa América para o Brasil, sem considerar críticas de especialistas da área sanitária. Antes, o megaevento havia sido rejeitado pela Colômbia e pela Argentina.

As manifestações devem repetir protocolos sanitários adotados no sábado 29.

Para convocadores, apesar do risco da 3ª onda da Covid-19, a ocupação das ruas se tornou o último recurso para pressionar o governo a estabelecer medidas de combate à pandemia, como a aceleração da vacinação.

Os movimentos também reivindicam o impeachment de Bolsonaro, por sucessivas demonstrações de irresponsabilidade na crise do coronavírus, como o incentivo a medicamentos sem eficácia e a proliferação de informações falsas sobre os imunizantes.

Apesar de haver unidade entre movimentos sociais, importantes figuras da esquerda ainda não entraram em campanha pelos atos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar