Política

Novo inimigo do bolsonarismo, Kim Kataguiri desmente fake news

Ofensiva aumentou desde que MBL anunciou que não vai apoiar as manifestações do dia 26 em apoio ao presidente

Apoie Siga-nos no

As milícias digitais bolsonaristas escolheram um novo (e curioso) inimigo: o MBL. Desde que o movimento fez manifestações favoráveis à greve contra o contigenciamento no MEC, os militantes governistas fazem ataques coordenados.

A ofensiva aumentou desde que MBL anunciou que não vai apoiar as manifestações do dia 26 a favor de Bolsonaro, por ser contra algumas pautas atribuídas ao evento, como o fechamento do Supremo e a invasão do Congresso. Outro movimento importante, o Vem Pra Rua, também declinou do apoio.

De lá pra cá, o canal do movimento no YouTube perdeu mais de 100 mil seguidores. Nas redes sociais, ganharam força hashtags como #forambl#mbltraidoresdapatria.

Nesta segunda-feira 20, o deputado Kim Kataguiri (DEM) teve que vir a público desmentir fake news criadas pelas hostes bolsonaristas contra o movimento. Um trecho de um programa MBL News no YouTube foi divulgado nas redes sociais como se um dos integrantes estivesse incentivando o suicídio do presidente.

“É um negócio esdrúxulo, de que o MBL está sugerindo a morte do Bolsonaro, que o MBL tem relação com o Adélio”, disse Kataguiri em vídeo. Ele também rebateu as ameaças de perder votos em uma eventual reeleição. “Isso não me afeta de maneira nenhuma, nem sei se vou disputar outra eleição. (…) Não tenho apego nenhum pelo cargo (…) e voto nenhum vai mudar isso”.

A ideia em favor de Bolsonaro divide opiniões até mesmo dentro do PSL. Uns acham que o fiasco de popularidade é certo. Outros temem que a guerra declarada ao Congresso acabe com o clima para a votação da reforma da Previdência e outros temas da agenda bolsonarista. O quiprocó rendeu conflitos até com Janaína Paschoal, ja sinalizou que pode deixar o partido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo