Política

No Nordeste, Bolsonaro tenta conquistar eleitores: ‘Eu falo palavrão, mas não roubo’

Em visita à região, presidente tenta recuperar parte da popularidade após ofensas e ataca os ex-presidentes Lula e FHC

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta quarta-feira 9, em visita ao Nordeste, o tema corrupção para discursar na cidade de Oiticica, no Rio Grande do Norte, em visita a uma barragem que faz parte da transposição do rio São Francisco.

Em sua fala, o ex-capitão atacou governos anteriores ao seu e fez referências aos ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A visita de Bolsonaro à região coincide com a queda em sua avaliação junto aos nordestinos. Pesquisa Genial/Quaest mostra que a reprovação do presidente no Nordeste chegou aos 61%.

Segundo o levantamento, o avanço da avaliação negativa do ex-capitão na região foi de 5 pontos percentuais e alcançou de novo o pior patamar. As respostas foram coletadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro.

No discurso, Bolsonaro citou a Petrobras, o BNDES e a Caixa Econômica Federal como exemplos de estatais que tiveram casos de corrupção.

“Tem gente que tem saudades desses canalhas. Os números estão aí. Não estou criticando ou atacando alguém, estou mostrando”, afirmou. “Completamos três anos sem corrupção”, defendeu-se.

O presidente ainda proferiu alguns palavrões em meio às declarações. “Alguns falam que ‘o presidente é mal educado, fala palavrão’. Mas eu não roubo. Quantas porcarias me antecederam que falavam bonito?”, disse em referência a FHC.

Após chamar os nordestinos de ‘pau de arara’ dias atrás, o ex-capitão citou a família da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para tentar melhorar a imagem.

“Satisfação estar aqui no meu Nordeste. A minha esposa é filha de um cabra da peste, de um cabeça chata cearense”, declarou.

Também nesta quarta, Lula rebateu as ofensas de Bolsonaro ao afirmar que o presidente só visita a região em busca de votos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar