Política

‘Não aceito ser chantageado com o aval de quem quer que seja’, diz Alcolumbre sobre sabatina de André Mendonça

Criticado por Jair Bolsonaro, o presidente da CCJ do Senado afirmou que não condiciona ‘o exercício do mandato a qualquer troca de favores’

O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reagiu nesta quarta-feira 13 ao que considera como “agressões de toda ordem” devido à sua decisão de postergar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal. Ele não mencionou diretamente o ex-capitão.

“Jamais condicionei ou subordinei o exercício do mandato a qualquer troca de favores políticos com quem quer que seja. É importante esclarecer que a Constituição estabelece a nomeação do Ministro do Supremo Tribunal Federal não como ato unilateral e impositivo do Chefe do Executivo, mas como um ato complexo, com a participação efetiva e necessária do Senado Federal”, afirmou Alcolumbre em nota.

No texto, o senador destacou que o Supremo Tribunal Federal reconheceu “a regularidade de nossa atuação na CCJ e reafirmou a prerrogativa dos presidentes das comissões permanentes do Senado para definirem a pauta das sessões, sendo matéria interna corporis, insuscetível de interferência, em atenção ao princípio da separação e harmonia dos poderes”.

Segundo Alcolumbre, “a prioridade do Poder Legislativo, no momento, deve ser a retomada do crescimento, a geração de empregos e o encontro de soluções para a alta dos preços que corroem o rendimento dos brasileiros”.

O presidente da CJJ completou o texto com a afirmação de que não aceitará “ser ameaçado, intimidado, perseguido ou chantageado com o aval ou a participação de quem quer que seja”.

O nome de Mendonça foi oficializado por Bolsonaro em 13 de julho, exatos três meses atrás, após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Nesta quarta, em entrevista à CNN Brasil, o ex-capitão criticou a postura de Alcolumbre.

“Eu ainda aguardo a sabatina do André Mendonça no Senado Federal. Ele [Alcolumbre] age fora das quatro linhas da Constituição”, disse Bolsonaro. Pouco depois, durante cerimônia no interior de São Paulo, elogiou Mendonça.

“Hoje estou em Miracatu, se Deus quiser, brevemente, Miracatu terá o ministro do STF. À família de Miracatu, à família de André Mendonça, meus cumprimentos por este homem extremamente competente, capaz e inteligente”, declarou. “E dentro do meu compromisso um evangélico para o STF”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo