Política

Mourão diz que ‘opositor’ no Inpe divulga dados negativos sobre queimadas

O vice-presidente desconversou quando questionado sobre quem seria o responsável: ‘Não sei, não sou diretor do Inpe’

O General Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), cuja mulher é contratada pela Poupex. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Hamilton Mourão sugeriu nesta terça-feira 15, sem apresentar provas, que há alguém da oposição no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) responsável por divulgar dados negativos sobre as queimadas no País.

“É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Quando o dado é negativo, o ‘cara’ vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”, declarou a jornalistas, na entrada do prédio da Vice-Presidência.

Mourão desconversou quando questionado sobre quem seria o responsável. “Não sei, não sou diretor do Inpe”, limitou-se a dizer.

Dados sobre queimadas

Os dados mais recentes disponibilizados pelo Inpe apontam 133.974 focos de incêndio acumulados em todo o País entre 1º de janeiro e 14 de setembro, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Só na Amazônia estão 64.498 desses pontos de queimadas.

Os números também demonstram uma aceleração nas queimadas este mês. Até 14 de setembro de 2019, o Inpe registrou 11.003 focos acumulados na Amazônia; em 2020, nos mesmos 14 primeiros dias do mês, já são 20.485 — um aumento de 86%.

Um relatório publicado na segunda-feira 14 também mostra a situação no Pantanal, onde os incêndios aumentaram 210% este ano em comparação com o mesmo período de 2019. Entre 1º de janeiro e 12 de setembro, o número de focos de calor chegou a 14.489, contra 4.660 em 2019.

O instituto disponibiliza dados públicos, atualizados diariamente, sobre os focos em todos os biomas do País, o crescimento nos últimos cinco dias e a comparação com o mesmo período do ano anterior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.