Política

Moro vira galhofa após publicar frase em latim no Twitter

Ministro minimizou vazamentos noticiados neste domingo 23: ‘A montanha pariu um rato’

Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, Sergio Moro, provocou alvoroço na rede social Twitter após publicar uma citação em latim para minimizar os novos vazamentos noticiados, neste domingo 23, pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil. A postagem de Moro diz: “Um pouco de cultura. Do latim, direto de Horácio, parturiunt montes, nascetur ridiculus mus”. A frase quer dizer “A montanha pariu um ridículo rato”.

A publicação fez Moro virar chacota entre internautas, inclusive famosos. A nadadora brasileira Joanna Maranhão disse que é melhor chamar Olivia Pope, famosa personagem da série “Scandal” que gerencia crises na Casa Branca, em Washington.

A pesquisadora Débora Diniz também brincou, ao escrever “Lupus non timet canem latrantem”, o que, em tradução livre, significa “Lobos não temem cães que latem”.

Não faltaram piadas entre celebridades e demais usuários. Reações semelhantes ocorreram com o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), quando publicou em Código Morse para satirizar os vazamentos veiculados pela imprensa.

Novos vazamentos

A repercussão faz parte de um novo episódio dos vazamentos do portal The Intercept Brasil, que reforçam a acusação sobre a articulação entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Segundo mensagens divulgadas pela Folha de S. Paulo, Moro teria reclamado a Dallagnol sobre “lambança” cometida pela Polícia Federal nas investigações e chamado militantes do Movimento Brasil Livre (MBL) de “tontos”.

Na quarta-feira 19, em audiência no Senado, o ministro acusou o site Intercept de “sensacionalismo”, não reconheceu a autenticidade das mensagens, negou irregularidades no conteúdo reportado e atribuiu o escândalo à ação de uma organização criminosa composta por hackers. Nesta semana, Moro cumprirá agenda em órgãos de inteligência nos Estados Unidos, segundo anúncio do Ministério da Justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo