Política

Moro é mais bem avaliado do que Bolsonaro, aponta Datafolha

Ministro da Justiça, que vem sendo descreditado por Bolsonaro frente à Polícia Federal, manteve-se como o mais popular entre os ministros

Sérgio Moro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O ministro Sérgio Moro é o mais conhecido do governo e, além disso, mais bem avaliado do que o próprio presidente Jair Bolsonaro, segundo divulgado pela pesquisa Datafolha nesta quinta-feira 5.

Entre os que afirmam conhecê-lo, 54% avaliam a gestão do ministro da Justiça como ótima ou boa, enquanto 29% dizem o mesmo sobre Jair Bolsonaro, que vê sua popularidade cair pesquisa após pesquisa. A avaliação de Moro aponta também que 24% o considera regular e 20% opina que ele é ruim ou péssimo. Dois por cento não responderam.

O ministro, que passa por uma crise de autoridade que envolve o presidente e desejadas imposições na Polícia Federal, tem popularidade maior do que a de Bolsonaro até mesmo entre os homens e entre evangélicos, setores que se mantêm fieis às políticas do governo.

 

Comparado com a última pesquisa Datafolha, divulgada em abril deste ano, a reprovação de Bolsonaro aumentou de 33% para 38%. A aprovação teve uma queda de 33% para 29%. Já as pessoas que consideram o governo regular diminuiu de 31% para 30%.

Mesmo com os resultados melhores em relação a Bolsonaro, Moro é preterido por 38% dos estudantes, 40% dos moradores da região Nordeste e 49% de quem recebe até dois salários mínimos. As pessoas desempregadas também demonstraram grande rejeição ao ministro – um percentual de 49%.

Os impactos dos vazamentos de mensagens trocadas entre Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, enquanto ele ainda era juiz em Curitiba, impactaram pouco na popularidade do ministro. A última avaliação, feita em julho, mostra que 58% dos entrevistados reprovavam a conduta de Moro apresentada nas mensagens, mas 54% eram contra ele deixar o atual cargo no governo de Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar