Ministro nomeia militar da Aeronáutica como diretor interino do Inpe

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, Darcton Policarpo Damião fez mestrado no Inpe

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Política

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, nomeou Darcton Policarpo Damião como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira 5.

Segundo a pasta, Damião é militar, formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia de Força Aérea e fez mestrado no Inpe. Ele substitui Ricardo Galvão, que até então dirigia o Inpe, mas foi exonerado após divulgar dados sobre o desmatamento da Amazônia, que desagradaram o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Pontes disse que, no fim das contas, as crises recentes no Instituto foram proveitosas.

“Para falar a verdade, todo esse questionamento, esses problemas, no final das contas, foram positivos para o sistema como um todo. O Inpe é um dos institutos que eu tenho grande apreço, tem grande credibilidade, e o sistema agora vai ser ainda melhor”, afirmou. “De um limão, com toda essa questão, a gente acabou fazendo uma limonada muito boa.”

Segundo o ministro, após a escolha de Damião, o passo seguinte será convocar um comitê para eleger uma lista tríplice, da qual sairá o próximo diretor efetivo do Inpe.

“Analisamos com base em três critérios: primeiro, capacidade de gestão, segundo, o entendimento do Inpe, ou seja, pelo menos ter passado pelo Inpe, e terceiro, que conheça sobre as questões de desmatamento”, disse Pontes.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Post Tags
Compartilhar postagem