Justiça

Ministério Público Eleitoral aponta falha nos registros de sete candidatos à Presidência

Caso as pendências não sejam sanadas, os requerimentos podem ser indeferidos, segundo vice-procurador

Edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral apontou falhas nos pedidos de registro das candidaturas de sete presidenciáveis: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros).

No caso de Lula, o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco apontou a falta de certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual e a ausência de informações na certidão criminal da Justiça Federal apresentada em relação a 12 processos.

Sobre Bolsonaro, o MPE diz que não foram expedidas as certidões de 1ª instância da Justiça Estadual e as certidões de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal da circunscrição de seu domicílio eleitoral (Rio de Janeiro).

Em relação a Ciro, o órgão afirma que ele não está quite com a Justiça Eleitoral por conta de uma multa eleitoral pendente. Já Tebet não teria expedido os registros de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual nem enviado o seu plano de governo.

Sofia Manzano também não teria expedido certidão criminal de 1ª instância da Justiça Comum. Leonardo Péricles teria faltado com a certidão criminal de 1ª instância da Justiça Federal para fins eleitorais, e não teriam sido juntadas as demais certidões criminais.

Marçal, por sua vez, não teria expedido para fins eleitorais a certidão criminal da 2ª instância da Justiça Federal e as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Comum.

O MPE alertou sobre a possibilidade de indeferimento das candidaturas caso as lacunas não sejam preenchidas.

CartaCapital procurou as assessorias de todos os presidenciáveis listados.

A campanha de Lula declarou: “Todas as providências necessárias para atender a legislação eleitoral foram adotadas mas, de qualquer forma, os três apontamentos feitos pela PGE serão devidamente atendidos”.

A equipe de Ciro Gomes se manifestou por meio da seguinte nota:

“Conforme certidão emitida pela Justiça Eleitoral que segue em anexo, a situação do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, está regular e não há nenhuma multa por suposto não comparecimento às urnas, em quaisquer pleitos.

Existem duas multas relativas a processos sobre propaganda eleitoral nas eleições de 2014 que foram parceladas e estão com os pagamentos rigorosamente em dia.

Na medida em que pedimos retificação imediata da informação errônea, reiteramos que Ciro Gomes nunca deixou de comparecer às urnas para votar, o que é facilmente comprovado pelas matérias divulgadas pelos veículos de imprensa de todo o País”.

A reportagem aguarda as demais manifestações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo