Política

Ministério pede suspensão de novas regras de frete para caminhoneiros

Após ameaça de greve da categoria, ministro Tarcísio de Freitas enviou ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres

Foto: Secom/PF
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Infraestrutura anunciou, nesta segunda-feira 22, que pediu a suspensão da resolução que instituiu novas regras para o frete do transporte rodoviário de cargas. A solicitação foi feita à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A nova tabela foi publicada na última quinta-feira 18 e entrou em vigor no sábado 20, mas gerou insatisfação entre caminhoneiros, que começaram a se mobilizar pela deflagração de uma nova greve. Segundo nota do Ministério, haverá uma audiência extraordinária nesta segunda-feira 22 e uma leva de reuniões com representantes do setor e do governo na quarta-feira 24.

O ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em ofício, que foi observada “uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte”. Além disso, pediu mais discussões sobre “diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros”.

Antes da nova resolução publicada no sábado 22, valia o método que considerava apenas a quilometragem percorrida no cálculo do valor do frete. Agora, o tempo de carga e descarga, custo com depreciação do caminhão, entre outros fatores, também entram na conta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo