Política

Mensagens indicam suposta reunião de Bolsonaro com reverendo

As suspeitas aparecem em trocas de mensagens de Luiz Paulo Dominguetti, representante da Davati Medical Supply

Reverendo Amilton Gomes de Paula. Foto: Reprodução/Redes Sociais/Senah
Apoie Siga-nos no

Novas evidências de um encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o reverendo Amilton Gomes de Paula no dia 15 de março para tratar de vacinas foram reveladas na terça-feira 13 pela TV Globo.

As suspeitas aparecem em trocas de mensagens de Luiz Paulo Dominguetti, representante da Davati Medical Supply, que tentava vender 400 milhões de doses de AstraZeneca ao governo, com o reverendo e com pessoas ligadas ao líder religioso.

“O reverendo nesse momento está com o 01”, diz um auxiliar de Amilton a Dominguetti.

Um dia depois, em outra conversa, o próprio reverendo indica ao representante que esteve com Bolsonaro para tratar do imunizante: “Ontem falei com quem manda! Tudo certo! Estão fazendo uma corrida compliance da informação da grande quantidade de vacinas!”

O reverendo Amilton é suspeito de facilitar a entrada da Davati Medical Supply no governo federal. A empresa teria se passado por intermediária da AstraZeneca e oferecido 400 milhões de doses da vacina ao governo, que por sua vez teria pedido 1 dólar de propina por imunizante para avançar com a negociação.

A intermediação do reverendo aparece em trocas de mensagens entre Dominguetti e Cristiano Alberto Carvalho, procurador da Davati no Brasil.

“Estão viabilizando uma agenda com presidente”, informa Dominguetti e em seguida completa que o encontro deve ocorrer de ‘forma extraoficial’.

“O reverendo está falando que está marcando um café da manhã com o presidente amanhã, às 10h, 9h, […] vai ter um café com os líderes religiosos e a gente vai entrar no vácuo, tá? Agora tem que fazê-lo confirmar isso aí para a gente colocar uma pulguinha atrás da orelha do presidente”, escreve Dominguetti, fornecendo mais detalhes.

Dois dias depois das mensagens, no dia 15 de março, a agenda de Bolsonaro registra um encontro com líderes religiosos no Palácio do Planalto, das 16h às 18h. Amilton não aparece na agenda como participante oficial, mas indica nas mensagens que esteve no encontro.

As conversas estão no celular do representante apreendido pela CPI da Covid no Senado durante o depoimento do representante da Davati. Amilton e Carvalho já foram convocados a prestar depoimento à comissão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo