Política

Médicos da USP manifestam apoio a Lula e Alckmin

O documento afirma que a chapa Lula-Alckmin tem ‘viabilidade eleitoral’ para ‘reconstruir os pilares’ da democracia no País

Lula e Alckmin na reunião da coordenação-geral do movimento Vamos Juntos pelo Brasil. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Médicos da Universidade de São Paulo e do Hospital Universitário elaboraram um manifesto em favor da democracia e declarando apoio à chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) à Presidência da República.

Divulgado na última segunda-feira 8, o documento já recebeu assinaturas de nomes importantes da medicina nacional, como o infectologista Aluisio Segurado, o professor da Faculdade de Medicina da USP Marcos Boulos e Celso Granato, diretor do grupo Fleury.

Os profissionais atribuem a responsabilidade da desestruturação do Ministério da Saúde à gestão desastrosa do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“O atual governo tem trabalhado contra os interesses da população em todos os campos e isola o país do resto do mundo tanto na economia como na política. A área da saúde sofre redução de recursos, que aliada à desestruturação do Ministério da Saúde e à condução desastrosa do presidente, contrária ao conhecimento científico e à opinião dos especialistas, resultou em dezenas de milhares de mortes e sequelas evitáveis”, diz o texto. 

Entre outras críticas, o grupo questiona as declarações do ex-capitão quanto ao armamento da população e as ameaças direcionadas ao Poder Judiciário. 

“Em outubro decidiremos entre a continuidade desta devastação cívica, econômica e social e a construção conjunta de um outro caminho, de políticas voltadas a eliminar a miséria, diminuir as desigualdades, garantir direitos, desenvolvimento científico e tecnológico que nos capacite a aumentar nossa potência no cenário mundial, de valorização da educação, do meio ambiente, de nossas riquezas naturais, do Sistema Único de Saúde. Não podemos nos omitir nesta disputa, cujo resultado será determinante para nós e nossas famílias, em uma perspectiva intergeracional”, diz trecho do manifesto.

Os signatários ainda declaram apoio à chapa Lula-Alckmin nas eleições de outubro. 

“Entre as candidaturas postas, não temos dúvida de que a chapa Lula-Alckmin é a que apresenta viabilidade eleitoral para reconstruir os pilares de nossa democracia e de uma sociedade que se caracterize pela atenção e diminuição das iniquidades sociais e econômicas, da intolerância e da violência”, cita o texto. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo