Política

Marcos Pontes diz ter pensado em deixar o governo após corte de R$ 600 milhões em pasta

Ministro da Ciência e Tecnologia afirma que ficou muito chateado e que foi pego de surpresa com a medida

O Ministro Marcos Pontes. Foto: Leonardo Marques/ASCOM/MCTI Ministro Marcos Pontes (Foto: Foto por: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI)
Apoie Siga-nos no

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, afirmou nesta sexta-feira 8, ter sido surpreendido com a aprovação do projeto de lei que retira cerca de 600 milhões de reais de recursos da pasta para destinar a outras áreas. 

“Ontem foi um dia bastante tenso. Eu estava tentando entender o que estava acontecendo. Vamos enviar mensagens oficiais para a Economia e para a Junta de Orçamento para que exista reposição imediata desse recurso”, disse ele em entrevista após a 1ª Feira Brasileira do Nióbio, que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, em Campinas (SP).

O astronauta ainda disse que confia em Bolsonaro para ajudá-lo a reverter o cenário, apesar de ter ficado chateado com o corte e pensado em deixar o cargo. 

“Temos dias bons e dias ruins, ontem eu estava muito, muito chateado. Se você me perguntasse ontem, eu diria que sim [que pensou sobre o assunto]. Mas hoje, vendo tudo isso aqui, vendo aqueles jovens recebendo aquelas medalhas [sobre a uma cerimônia que aconteceu mais cedo durante a feira], eu penso ‘tenho que continuar para ajudar a levar isso para frente’. Eu me sentiria muito mal em sair e deixar todo esse pessoal na mão”, disse Pontes. 

E completou: “Quando você lidera uma esquadrilha, tem de ir até o final. Vai ter dia bom, vai ter dia ruim, vai ter dia que você vai voar em céu de brigadeiro com a esquadrilha e dia com antiaéreo. Tem que aguentar pelo bem da ciência”, disse. 

Neste domingo o ministro usou suas redes sociais para falar sobre o assunto. Ele caracterizou o corte como “falta de consideração”, já que o orçamento da pasta é reduzido.

O astronauta também criticou a falta de debates com a comunidade científica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo