Política

Mandetta confirma saída do ministério: “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa”

O ministro da Saúde se disse cansado dos recuos do presidente, que vem defendendo o fim do isolamento social

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Foto: EBC
Apoie Siga-nos no

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou sua saída do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à revista Veja nesta quarta-feira 15, o chefe da pasta disse que fica no cargo até acharem outro nome e que se compromete em ajudar o novo ministro.

“São 60 dias nessa batalha. Isso cansa! Sessenta dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”, afirmou Mandetta.

 

Na coletiva desta quarta-feira, que o ministro vinha fazendo todos os dias desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, o clima era de despedida. Com seus dois principais auxiliares — o secretário-executivo João Gabbardo e o secretário de Vigilância e Saúde, Wanderson de Oliveira – Mandetta falou em tom de confraternização, que incluiu piadas e discursos de despedidas.

Apesar de ter dito não saber se, com a sua saída do governo federal, a política de combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil mudará, Mandetta afirmou que o vírus e a população “se impõem”, e que a covid-19 “não negociou com (o presidente dos Estados Unidos, Donald) Trump, não vai negociar com nenhum governo”.

Mandetta e Bolsonaro estão em crise após divergirem sobre medidas de combate ao coronavírus. Enquanto o ministro defende um isolamento total para evitar o aumento do contágio, seguindo os protocolos internacionais, o presidente acredita que apenas o grupo de risco deveria ficar em casa, enquanto o resto da população continue trabalhando para evitar uma crise econômica.

Na semana passada Bolsonaro chegou a cogitar demitir Mandetta, mas foi convencido pela ala militar do seu governo em manter o ministro. Neste domingo, o chefe da pasta da Saúde concedeu uma entrevista à TV Globo na qual ele criticou a postura de Bolsonaro e pediu união no discurso.

Essa atitude incomodou a ala militar que até então estava em sua defesa e impulsionou sua demissão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo