Política

‘Mamãe Falei’ se afasta do MBL e diz que ‘lutará’ pelo mandato, mas prevê cassação

Arthur do Val disse não querer ser ‘um fardo’ para o movimento e repetiu ter cometido ‘um erro grave’ ao gravar áudios com declarações machistas

O deputado estadual paulista Arthur do Val. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Arthur do Val, do Podemos de São Paulo, confirmou nesta terça-feira 8 que se afastará do MBL, dias depois de virem à tona áudios com declarações machistas sobre mulheres ucranianas.

Na Assembleia Legislativa paulista, 37 deputados pedem a cassação do mandato do youtuber. Em vídeo publicado na plataforma, Do Val afirmou que tentará “defender o mandato”, do qual tem “orgulho”. Mesmo assim, não acredita que terá sucesso na empreitada.

“Agora, tem um processo de cassação contra mim e eu vou ser cassado em três dias. É um recorde histórico. Quando você é cassado, você perde os seus direitos políticos por oito anos. É um momento de tristeza”, declarou o correligionário do ex-juiz Sergio Moro.

Ao confirmar o afastamento do MBL, afirmou não querer ser “um fardo” para o movimento e repetiu ter cometido “um erro grave” ao gravar os áudios com declarações machistas. Também disse que “correrá atrás” da ex-namorada, “uma enfermeira que não tem o menor histórico de lidar com problemas públicos e de repente o rosto dela está no Brasil inteiro”.

“Eu tomei a decisão de me afastar de tudo, do MBL. Vou sair, eu sei como está, eles estão me ligando. Mas eu vou me afastar, estou atrapalhando, vou sair. Parece que as coisas foram um pouco longe demais, também”, acrescentou, alegando ser alvo de ameaças.

Na segunda 7, o Podemos anunciou a abertura do processo de expulsão do deputado estadual, conhecido como “Mamãe Falei”. Segundo a sigla, haverá direito à ampla defesa e ao contraditório, e Do Val tem cinco dias para apresentar seus argumentos.

“Mamãe Falei” era o pré-candidato de Moro ao governo de São Paulo na eleição deste ano e estava filiado ao Podemos há pouco mais de 30 dias. Com o escândalo, o parlamentar retirou a pré-candidatura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo