Política

Maia: Congresso fará plano de vacinação com ou sem governo

‘As pessoas vão começar a entrar em pânico se o Brasil ficar para trás nessa questão’, disse o presidente da Câmara

Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Marcos Corrêa/PR Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira 7 que a população brasileira “entrará em pânico” sem um plano de vacinação contra a Covid-19. Ele também garantiu que o Congresso Nacional definirá as bases para um programa de imunização, com ou sem a participação do governo de Jair Bolsonaro.

“As pessoas vão começar a entrar em pânico se o Brasil ficar para trás nessa questão de ter um plano, uma estratégia clara e objetiva. É bom que isso seja feito com o governo. Eu disse já ao presidente Bolsonaro. Mas nós vamos avançar de qualquer jeito, até porque o Supremo também vai avançar. E acho que o melhor caminho é que se faça de maneira integrada entre Executivo, Legislativo e, depois, a decisão final do Supremo”, afirmou Maia em entrevista coletiva na entrada da Câmara dos Deputados.

“É muito grave que o Brasil não defina logo um plano, não resolva de forma definitiva qual é o caminho e como o governo vai trabalhar e também como é que vai orientar o setor privado a trabalhar em relação às vacinas”, disse ainda.

Nesta segunda, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o estado iniciará o processo de vacinação em 25 de janeiro de 2021, com o imunizante Coronavac, produzido em parceria pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan. O tucano também voltou a criticar a projeção, anunciada pelo Ministério da Saúde, de iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19 apenas em março de 2021.

“Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunização, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Por que iniciar a vacinação dos brasileiros em março se podemos fazer isso em janeiro?, perguntou, destacando que “milhões de vidas poderão ser salvas”. O governador paulista lembrou que “600 pessoas perdem suas vidas todos os dias no Brasil” [por causa da Covid-19] e que “a vacina não pode ser adiada”.

Horas depois, entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pregou cautela e destacou as etapas restantes até a obtenção da autorização para o uso do imunizante Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan. A Anvisa informou, por exemplo, que “não foram encaminhados dados relativos à fase III, que é a fase que confirma a segurança e eficácia da vacina”.

No fim da tarde, o presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais e escreveu que “em havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e preceitos legais) o governo federal ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo