Política

Maia cobra que Moro proteja família de Glenn, do Intercept

Maia também enviou ao governador do RJ um ofício solicitando proteção 24 horas por dia ao deputado e sua família

(Foto: Flavio Soares)
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), cobrou providência cabíveis do ministro da Justiça, Sérgio Moro, no caso das ameaças sofridas pelo deputado David Miranda (PSOL/RJ) e sua família. O pedido foi enviado ao ministério nesta segunda-feira 18.

David é casado com o jornalista Glenn Greenwalddono do site “The Intercept”, o qual vazou conversas entre o ministro e os procuradores da Lava Jato. Nos diálogos, Moro, que ainda era o juiz dos casos,  aparece dando pistas e antecipando decisões para a acusação responsável pela operação. 

Maia também enviou ao governador do Rio, Wilson Witzel, um ofício solicitando colaboração para viabilizar proteção 24 horas por dia ao deputado federal no Estado. 

David Miranda encaminhou, nesta segunda-feira 17, para a Polícia Federal uma denúncia sobre as ameaças recebidas desde os vazamentos de conversas da Lava Jato. O caso está na Corregedoria Regional da Superintendência da PF do Distrito Federal.  Autores dos ataques anunciam perseguição da família do parlamentar e reivindicam a responsabilidade pelo assassinato da vereadora Marielle Franco. Segundo a assessoria jurídica, o caso está sob investigação na Corregedoria Regional da Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal.

Em entrevista à Agência Pública, Greenwald se pronunciou sobre as ameaças sobre ele e seu parceiro. “Eu e meu marido estivemos juntos no caso do Snowden e nós lutamos contra os governos mais poderosos do mundo e a CIA, NSA, Reino Unido… Estávamos sendo ameaçados o tempo todo. Então, nós já conhecemos essas questões muito bem”, disse.
A assessoria da presidência da Câmara informou a reportagem que que a solicitação feita pelo parlamentar é um procedimento padrão quando identificado necessidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar