Política

Lula viaja à Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia

Diálogo com o bloco foi abandonado durante o governo Bolsonaro e será retomado neste ano após convite do presidente da Espanha

Lula viaja com Janja. Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite deste sábado 15 para Bruxelas, capital da Bélgica, para atender à cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac, e da União Europeia.

O presidente deve viajar às 22h junto da primeira dama, Janja Lula da Silva, e chegar na capital belga por volta das 16h do domingo 16. O encontro entre os líderes do bloco, que reúne 60 países, acontecerá entre segunda e terça na cidade de Bruxelas,

O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Com o retorno do país ao bloco, a expectativa é de que a reunião deste ano aborde temas como a mudança climática e a transição sustentável, segurança transnacional e a recuperação global pós-pandemia.

Lula foi convidado a participar da cúpula pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que atualmente preside a União Europeia. Há meses os dois líderes tem discutido um acordo comercial entre MercoSul, hoje liderado por Lula, e a UE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo