Mundo

Lula sobre Bolsonaro na Rússia: ‘Espero que tenha tomado um puxão de orelha do Putin’

Ex-presidente reforçou que, com a falta de transparência, não é possível compreender a motivação do ex-capitão em ir ao país em meio aos conflitos com a Ucrânia

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Na longa entrevista concedida a uma rádio do Paraná na manhã desta terça-feira 15, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também avaliou a viagem de Jair Bolsonaro (PL) para a Rússia em meio aos conflitos do país com a Ucrânia.

Segundo disse, apesar de não saber o que Bolsonaro foi fazer no país euroasiático, espera que o presidente Vladimir Putin possa fazê-lo repensar na maneira como governa o Brasil.

“Não sei o que Bolsonaro foi fazer lá. Quando um presidente viajava, a agenda era divulgada com antecedência, o que ele vai fazer e com quem vai se reunir. Até agora, nada…”, iniciou a resposta.

“Mas eu espero que agora, pelo menos no fim do mandato, ele faça uma coisa útil e não volte para cá mentindo. […] Espero que ele voltando da Rússia tenha tomado um puxão de orelha do Putin e volte com o mínimo de seriedade para que o povo possa ir desfazendo a imagem negativa que tem desse cidadão”, completou mais adiante.

De acordo com o petista, Bolsonaro insistiu na viagem, mesmo após pressão dos Estados Unidos e outros países ocidentais, por não ter nenhum outro convite internacional.

“Acho que o Bolsonaro acendeu muita vela a Deus para ir, ele estava esperando que alguém convidasse ele”, ironizou o ex-presidente.

Ainda sobre Bolsonaro, Lula classificou o atual governo como o ‘mais frágil e submisso’ da história da República. Para ele, o orçamento secreto imposto na atual gestão seria a comprovação dessa análise.

“[Com o orçamento secreto] O presidente virou quase um zé ninguém na relação com o Congresso. Não tem na história da República um presidente tão frágil e tão submisso como o presidente atual”, avaliou.

Antes, já havia dito não compreender exatamente o que levou Bolsonaro a ser eleito em 2018.

“Nós temos um presidente totalmente irresponsável. Eu não entendi como o povo brasileiro poderia ter um presidente do naipe de Bolsonaro. É um presidente que faz da mentira o seu charme de governança. Ele mente todo dia e por prazer, conta inverdades por prazer, inventa coisas por prazer”, criticou Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo