Política

Lula envia saudações a Nicolás Maduro e diz que é ‘filho de Bolívar’

Ex-presidente apareceu em foto ao lado da representante chavista no Brasil, Irene Rondón

Lula e o presidente da Venezuela. Fotos: Reprodução e Fotos Públicas
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou saudações ao governo da Venezuela, de Nicolás Maduro, e disse que é “filho de Bolívar”, segundo informou a embaixada da república bolivariana no Brasil, na quinta-feira 6.

 

A instituição publicou uma foto nas redes sociais em que Lula aparece ao lado da chefe da missão diplomática da Venezuela, Irene Rondón.

“O irmão ex-presidente Lula enviou uma saudação fraternal ao nosso presidente Nicolás Maduro reafirmando que ele ‘é filho de Bolívar’ e que nossa Pátria Bolivariana contará sempre com seu apoio”, escreveu a embaixada.

Maduro e sua representação no Brasil não são reconhecidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. O Brasil reconhece Juan Guaidó como autoproclamado presidente interino do país. A representante de Guaidó em Brasília é a diplomata María Teresa Belandría.

A decisão de Bolsonaro em reconhecer Guaidó faz coro com uma série de presidentes de direita e de extrema-direita do Grupo de Lima e de outros países da União Europeia, mas é Maduro quem representa a Venezuela na Organização das Nações Unidas.

Diferentemente de Bolsonaro, Lula defende a prisão de Juan Guaidó e o reconhecimento de Maduro como presidente da Venezuela. Neste ano, o petista já fez outros acenos ao chavista, agradecendo-o por enviar oxigênio a Manaus em janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo