CartaExpressa

Lula e Janja se mudam para o Palácio da Alvorada nesta segunda-feira

A residência oficial da Presidência precisou passar por reformas após a saída de Bolsonaro. Havia infiltrações e sofás rasgados

Brazil's new President Luiz Inacio Lula da Silva (L) waves at supporters as he arrives with his wife, First Lady Rosangela 'Janja' da Silva, Brazil's new Vice-President Geraldo Alckmin and his wife Maria Lucia Ribeiro Alckmin at Planalto Palace after his inauguration ceremony at the National Congress, in Brasilia, on January 1, 2023. - Lula da Silva, a 77-year-old leftist who already served as president of Brazil from 2003 to 2010, takes office for the third time with a grand inauguration in Brasilia. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, se mudaram para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, nesta segunda-feira 6, após quase 40 dias desde que assumiu.

Inicialmente, a expectativa era de que o casal deixasse no final de janeiro o hotel em que está hospedado desde a transição. A mudança, porém, atrasou devido à compra da mobília do local.

O palácio precisou passar por reformas estruturais, dadas as condições do imóvel após a saída da família Bolsonaro. Durante a primeira visita de Lula e Janja, foram identificadas infiltrações, janelas quebradas, danos em tapetes e sofás rasgados.

Lula chegou a se queixar, durante evento no Palácio do Planalto, da demora para fazer a mudança. “Ainda não estou morando numa casa, estou morando num hotel. Na verdade, sou um ‘sem-casa’, um ‘sem-palácio. Vocês precisam ajudar a reivindicar o direito de eu morar. Faz mais de 45 dias que estou num hotel. Não é brincadeira”, declarou, na ocasião.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo