Política

Lula recebe título de cidadão honorário de Paris

Carta de Câmara Municipal parisiense critica prisão de Lula e aponta ex-presidente como um defensor dos direitos humanos

Foto: Wanezza Soares (Foto: Wanezza Soares)
Apoie Siga-nos no

*Atualizado às 16h45

O ex-presidente Lula, preso em Curitiba há mais de 500 dias, recebeu o título de cidadão honorário da capital francesa Paris. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira 3 pela Câmara Municipal parisiense e foi aprovada pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

A prisão de Lula possui grande destaque na carta que justifica o pedido. O texto retoma as recomendações da ONU (Organização das Nações Unidas) para que o ex-presidente tivesse seus direitos políticos garantidos nas eleições de 2018, a atuação de Sergio Moro como juiz do caso e, posteriormente, como ministro de Jair Bolsonaro, e as revelações das mensagens vazadas pelo The Intercept Brasil, que expuseram relações suspeitas na Justiça brasileira.

O título de “cidadão honorário” é uma homenagem entregue à personalidades que têm destaque pelos seus feitos no lugar em questão.

A Câmara também cita o engajamento de Lula pelos direitos humanos, pela justiça social e pela proteção do meio ambiente como “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”.

“Através da figura do ex-presidente, todos os defensores da democracia no Brasil são atacados”, reitera o pedido, justificando a tradição de Paris à favor dos direitos humanos.

Outro brasileiro que já foi agraciado com a homenagem é o Cacique Raoni, líder indígena da região do Xingu e um dos alvos principais do discurso do presidente brasileiro Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Raoni foi recentemente apontado como um candidato ao Nobel da Paz. Lula, por sua vez, também tem uma base que defende seu nome como uma possibilidade para a premiação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo