Política

Lula e Bolsonaro estão empatados no Rio de Janeiro, aponta Quaest

No levantamento divulgado nesta quinta-feira, 39% dos eleitores do estado apontam voto no petista, mesmo percentual que indica preferência pelo ex-capitão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O levantamento da Quaest no Rio de Janeiro, divulgado nesta quinta-feira 18, mostra que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão empatados no estado. O petista tem, segundo a pesquisa, 39% das intenções de voto e reúne o mesmo percentual de eleitores que apontam preferência pelo ex-capitão. A pesquisa traz Ciro Gomes (PDT) na terceira posição, com 6%.

Os dados que mostram igualdade entre Lula e Bolsonaro no RJ são da pesquisa estimulada, quando uma lista de candidaturas é apresentada aos entrevistados. Nesta mesma condição, o levantamento tem Simone Tebet (MDB) com 2% das menções. Nenhum outro nome monitorado pontua.

Já na espontânea feita, quando não são apresentadas opções aos eleitores, Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 32% das menções. Lula tem, neste caso, 30%.

A pesquisa desta quinta-feira no estado também aponta um achatamento na distância entre Lula e Bolsonaro em caso de segundo turno. O ex-presidente aparece com 44% das intenções de voto, ante 42% de Bolsonaro. Há um mês, Lula tinha 47% e o ex-capitão somava 38% em uma disputa direta.

Para chegar aos resultados deste levantamento, a Quaest ouviu face a face 1.500 eleitores do RJ entre os dias 12 e 15 de agosto. O levantamento foi contratado pela consultoria de investimentos Genial, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro do levantamento é o BR 08389/2022, já no Tribunal Regional Eleitoral o número é o 07554/2022.

No recorte que monitorou a disputa pelo governo do estado, Cláudio Castro (PL) aparece com 6 pontos de vantagem sobre Marcelo Freixo (PSB). O atual governador tem, segundo a Quaest, 25% das intenções de voto, ante 19% do deputado. Os dois políticos, vale ressaltar, saltam mais de 10 pontos percentuais quando são relacionados a Bolsonaro e Lula.

Já na disputa para o Senado, também monitorada pelo levantamento, quem lidera é Romário (PL) com 30%, 20 pontos percentuais a mais do que Alessandro Molon (PSB) e Cabo Daciolo (PDT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo