Política

Lula descarta candidatura em 2022: “Quero ajudar a eleger alguém”

Ex-presidente afirmou que quer ser ‘cabo eleitoral’ e que espera que PT tenha candidato

O ex-presidente Lula (PT) em homenagem que recebeu em Paris, na França. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou a possibilidade de se candidatar a presidente da República nas eleições de 2022. Em entrevista ao colunista Leonardo Sakamoto, do portal UOL, o petista afirmou que tem a intenção de ser somente um “cabo eleitoral”.

“Fico olhando minha vida, já fui longe demais. Acho que quando chegar 2022, o PT tenha candidato. Eu, sinceramente, vou estar com 77 anos quando chegar outubro de 2022. Se eu tiver juízo, tenho que ajudar com que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral. Quero ajudar a eleger alguém que tenha compromisso com o povo trabalhando”, afirmou.

 

Lula tentou se candidatar a presidente em 2018, mas estava preso e acabou sendo barrado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em novembro de 2019, foi solto após votação no Supremo Tribunal Federal (STF) e fez um discurso em oposição ao presidente Jair Bolsonaro, o que sugeriu a especialistas que o ex-chefe do Palácio do Planalto poderia pleitear o cargo novamente.

No entanto, ao UOL, Lula declarou que não tem tanta disposição como antes e espera que seu partido conte com outro quadro.

“Para que eu fosse candidato em 2022, teria que estar com 100% de saúde, com a disposição que eu tenho agora, porque não posso ser candidato e ficar um velhinho arrastando o pé dentro do Palácio, isso não é bom. Já prestei serviço para o país. Espero que o Brasil e o PT não precisem de mim”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar