Justiça

Lula continua preso e votação de HC é adiada, decide Supremo

Por 3 a 2, os ministros decidiram que o HC que pede a anulação do processo por falta de imparcialidade de Sérgio Moro seja adiado

Apoie Siga-nos no

A 2ª turma do Superior Tribunal Federal decidiu, nesta terça-feira 25, que o ex-presidente Lula deve aguardar o julgamento final do processo sobre o tríplex do Guarujá preso em Curitiba. 

Por 3 a 2, os ministros decidiram que o HC enviado pela defesa, que pede a anulação do processo por falta de imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, seja adiado. O ministro Gilmar Mendes chegou a propor que, enquanto aguardasse julgamento, Lula ficasse em liberdade, mas foi vencido pela maioria.

 

Na noite desta segunda-feira 24, a ministra Cármen Lúcia disse que adiaria a votação dos HCs de Lula por não haver tempo hábil para analisar o caso, mas no começo da sessão o advogado do petista fez um apelo e a Segunda Turma resolveu julgar os casos que envolviam o ex-presidente.

“Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia, nesse sentido, se o colegiado assim entendesse”, disse Gilmar Mendes.

O primeiro habeas corpus, negado também pela maioria, questionava a tramitação no STJ do recurso contra a condenação no tríplex. O segundo pedia a anulação do processo por falta de imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro.

Votaram contra a soltura de Lula o ministro Edson Fachin, Cármem Lúcia e Celso de Mello. Para que o petista aguardasse o julgamento em liberdade votou Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Agora, o HC da defesa do petista só será julgado a partir de agosto, quando termina o recesso do STF.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo