Política

Lula: ‘A fome é falta de vergonha de quem governa o País’

Na Paraíba, o ex-presidente criticou Bolsonaro pelo aumento da insegurança alimentar e citou a existência de filas de ossos no Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso na Paraíba. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo aumento do índice de pessoas com fome no Brasil. Em discurso em João Pessoa (PB), ele atribuiu o crescimento da insegurança alimentar ao que chamou de “falta de vergonha” de governantes.

Lula estava ao lado de seus indicados a governador e senador no estado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Ricardo Coutinho (PSB). Na agenda, citou que o Brasil é o principal produtor de proteína animal no mundo e disse haver contradição com a existência de filas de ossos.

“Não é humanamente possível a gente imaginar que um País que é o terceiro produtor de alimento no mundo, de um País que é o primeiro produtor de proteína animal no mundo, não é possível que uma criança vá dormir com fome”, disse o ex-presidente. “Não é possível que uma velhinha morra de desnutrição. Não é possível que as pessoas fiquem na fila do açougue pegando osso para colocar na água para ferver.”

Na sequência, Lula afirmou que “essas coisas só acontecem porque quem governa este País não tem vergonha na cara, responsabilidade e compromisso com o povo”.

O ex-presidente também criticou a estratégia de Bolsonaro de turbinar benefícios sociais em um período próximo à eleição, com uma verba de 41 bilhões de reais liberada pelo Congresso Nacional via PEC Eleitoral.

O petista voltou a incentivar que seus eleitores saquem o dinheiro do Auxílio Brasil, mas lembrou que os benefícios sociais estão previstos nos valores atuais apenas até dezembro. Ele afirmou ainda que voltará a conceder aumento anual do salário mínimo acima da inflação.

“Serão as eleições mais caras do planeta Terra. Quero dar um conselho para vocês: se cair dinheiro na conta de vocês, peguem e comam, porque se não (pegarem) eles vão tomar outra vez”, afirmou.

As declarações de Lula ocorrem no dia em que o Datafolha revelou aumento no número de pessoas que relatam não ter comida suficiente em casa para alimentar a família. De acordo com o levantamento desta terça-feira 2, um a cada três brasileiros está nessa situação.

Uma da fila dos ossos criticadas por Lula ocorreu em Cuiabá, capital de Mato Grosso, mais de uma vez. Conforme mostrou CartaCapital, o governador Mauro Mendes (União Brasil) minimizou as filas da fome e disse que os ossos são de “qualidade” e rendem um “prato delicioso”. Mendes tem apoio de Bolsonaro para se reeleger.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo