Justiça

Lava Jato: Moro omitiu palestra remunerada quando ainda era juiz

Desde 2016 o CNJ obriga os juízes de todas as instâncias a registrarem informações sobre palestras e outros eventos

Foto: Lula Marques
Apoie Siga-nos no

O ministro da justiça Sérgio Moro realizou, quando ainda era juiz da operação Lava Jato em setembro de 2016, uma palestra remunerada para o grupo de comunicação Sinos. Entretanto, o jurista omitiu o evento ao prestar contas de suas atividades ao Estado. Foi o que mostrou a reportagem da Folha de S. Paulo, em parceria com o The Intercept Brasil, divulgada neste domingo 04.

A reportagem teve acesso a conversas entre o ex-juiz com o procurador do MPF, Deltan Dallagnol.  No dia 22 de de maio de 2017, Moro disse a Deltan que um executivo do grupo de comunicação Sinos queria seu contato para fazer um convite.

 

“Ano passado dei uma palestra lá para eles, bem organizada e bem paga”, escreveu o juiz. “Passa sim!”, respondeu o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Desde 2016 o Conselho Nacional de Justiça obriga os juízes de todas as instâncias a registrarem informações sobre palestras e outros eventos que podem ser classificados como “atividades docentes” pelas normas aplicadas à magistratura.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pela revisão dos processos da primeira instância do Paraná, informou à Folha que Moro declarou ter participado de 16 eventos externos em 2016, incluindo 9 palestras, 3 homenagens e 2 audiências no Congresso Nacional. O que não inclui a palestra remunerada realizada no grupo Sinos, no qual o tema era combate à corrupção.

Em seu Twitter, o ministro se justificou dizendo que todo o cachê arrecadado na palestra foi doado para uma instituição de caridade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo