Política

Justiça rejeita denúncia da Lava Jato no Rio contra Temer no caso de Angra 3

Para o juiz Marcus Vinícius Bastos, a peça do MPF é ampla, genérica e incapaz de ‘delimitar os contornos do fato típico’

O ex-presidente Michel Temer. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal no Distrito Federal rejeitou uma denúncia no âmbito da Lava Jato do Rio de Janeiro contra o ex-presidente Michel Temer, do MDB, e outras 11 pessoas por envolvimento em um suposto esquema de corrupção na construção da usina nuclear de Angra 3.

A alegação do Ministério Público Federal era de que o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, teria desviado 10,8 milhões de reais nas obras de Angra 3. O suposto desvio, diz o MPF, teria ocorrido por determinação de Temer, que seria, ao lado de seu operador financeiro João Baptista Lima Filho, o destinatário do dinheiro.

Para o juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do DF, porém, a denúncia é ampla, genérica e incapaz de “delimitar os contornos do fato típico”.

Toda a descrição da peça do MPF, argumenta o magistrado em despacho assinado na quinta-feira 4, se baseia na delação premiada de José Antunes Sobrinho, sócio da empreiteira Engevix, “sem especificar tempo, local e modo de agir”.

Os investigados foram denunciados por peculato e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Descontaminação, um desdobramento da Lava Jato fluminense.

Em nota, a defesa de Temer afirmou que “a decisão do juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos pôs fim a mais uma acusação inepta e desfundamentada (…) e por isso é uma homenagem ao Direito”.

Ao site Consultor Jurídico, a defesa de Othon declarou que “o tempo faz justiça ao almirante”. E emendou: “A decisão é um passo fundamental do reconhecimento às perseguições sofridas. O linchamento do lavajatismo passou e é hora do devido processo legal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo