Política

Julgamento sobre suspeição de Moro pode ser adiado pelo STF

Segundo coluna da jornalista Mônica Bergamo, há pressão para que se postergue a decisão

O juiz Sergio Moro inspirou-se na Operação Mãos Limpas, da Itália, para comandar a Lava Jato
Apoie Siga-nos no

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) podem adiar o julgamento sobre a suspeição do ministro da Justiça, Sergio Moro, na condução dos processos da Operação Lava Jato. A sessão estava marcada para a terça-feira 25. A decisão deve ser tomada pelos ministros da 2ª Turma neste dia. A informação foi publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, nesta quinta 20.

Segundo a coluna, há forte pressão para que se postergue a análise do caso. A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou o pedido de Habeas Corpus à Corte antes que o portal The Intercept Brasil revelasse mensagens em que Moro teria combinado esforços com os procuradores da Operação para favorecer a parte da acusação no processo.

Um dia após as publicações do editor-chefe do portal, o jornalista Glenn Greenwald, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota oficial em que acusa o julgamento de Lula como “farsa”, chama a atuação de condutores da Lava Jato de “criminosa” e afirma que o então juiz e o Ministério Público estabeleceram relação de “conluio” para perseguir e condenar alvos políticos, especialmente, o ex-presidente petista.

Na quarta 19, Moro se disse vítima de “sensacionalismo” do Intercept, em uma audiência no Senado que durou quase nove horas. Segundo sua argumentação, o escândalo é orquestrado por hackers especializados, que têm o objetivo de anular condenações de corruptos ou obstaculizar processos em andamento.

Sobre o conteúdo vazado, o ministro reforçou que não reconhece a autenticidade das mensagens, porém, não descartou ter mencionado trechos noticiados. “Tem coisas que eventualmente eu possa ter dito. Outras causam estranheza. Mas essas mensagens podem ter sido total ou parcialmente adulteradas”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo