Política

Jair Bolsonaro culpa Foro de São Paulo pelas manifestações no Chile

Para o presidente, os protestos contra o aumento da passagem são tentativas da esquerda de tomar o poder

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro, que está no Japão para uma visita oficial do governo brasileiro, postou em suas redes sociais um vídeo sobre as manifestações contra o aumento da passagem do transporte público que está ocorrendo no Chile. O pesselista associou a ação dos manifestantes ao Foro de São Paulo, organização criada em 1991 que reúne partidos políticos de esquerda da América Latina.

O post, feito nesta segunda-feira 21, mostra um vídeo no qual os manifestantes jogam pedras em um carro da Polícia chilena e o presidente classifica a ação como uma tentativa de tomada de poder. “Não estamos livres desses ditadores que teimam, via atos de vandalismo e terrorismo, reconquistarem o que perderam nas urnas”, disse o presidente.

“Não estamos livres desses ditadores que teimam, via atos de vandalismo e terrorismo, reconquistarem o que perderam nas urnas”, concluiu o presidente.

Os protestos no Chile começaram  na última sexta-feira (18) com incêndios, saques e confrontos em protesto contra o aumento do preço do bilhete de metrô, o que levou o governo a declarar o estado de emergência e a colocar o exército encarregado da segurança nacional.

No que foi definido pela prefeita de Santiago, Karla Rubilar, “como um ataque nunca visto antes na cidade”, pelo menos 16 ônibus de transporte público foram incendiados e uma dúzia de estações da ferrovia. Já foram confirmada 7 mortes.

Com base no aumento do preço do petróleo, no dólar e na modernização do sistema, o valor do bilhete do metrô de Santiago durante o horário de pico foi de 830 pesos (cerca de US$ 1,17). Desde 2010, não houvia tido aumento nessa faixa. O aumento não afetou as passagens para estudantes e idosos, mas faz parte, no entanto, do aumento geral de 20 pesos nas tarifas decretadas em janeiro passado.

Sem muitos sinais anteriores, exceto alguns protestos estudantis, o governo Piñera – que alguns dias antes havia dito que o Chile era uma espécie de “oásis” na região, devido à sua estabilidade política e econômica, enfrentou o maior dia de protestos em massa em várias décadas.

O estado de emergência acontecerá inicialmente por 15 dias e restringe a liberdade de locomoção.. O general Iturriaga disse que as patrulhas militares iriam para os lugares mais conflituosos da cidade – de sete milhões de habitantes -, mas que inicialmente ele não decretaria o toque de recolher. “Não vamos restringir nenhuma liberdade pessoal por enquanto”, disse ele.

Sobre o Foro de São Paulo

O Foro de São Paulo é uma organização que junta vários partidos e movimentos sociais populares e de esquerda da América Latina e do Caribe. Ele foi fundado em 1990 pelo PT do ex-presidente Lula e pelo Partido Comunista Cubano de Fidel Castro, entre outros.

É um fórum de debates que discute as alternativas à visão neoliberal da economia e da política. Esses grupos e partidos de esquerda trocam experiências e conhecimento a respeito de como construir políticas sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo