Política

Ipespe: Lula mantém 45% no primeiro turno e venceria qualquer adversário no segundo

Ex-capitão ficou com 34% das intenções, mesmo desempenho do levantamento anterior; em terceiro lugar, Ciro oscilou positivamente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) manteve nesta sexta-feira 3 o resultado registrado na última pesquisa do instituto Ipespe e segue com 45% das intenções de voto, 11 pontos percentuais a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem  34%, o mesmo desempenho do último levantamento.

Os resultados são parte do cenário estimulado monitorado pelo instituto. Nele, consta ainda o desempenho de Ciro Gomes (PDT), o melhor resultado entre os demais candidatos, com 9% das intenções de voto. O resultado marca uma oscilação positiva de 1 ponto percentual para o pedetista. Os outros nomes somados chegam a 6%. Destes, 3% são eleitores de Simone Tebet (MDB), nome escolhido para representar a chamada terceira via.

Já no cenário espontâneo, aquele em que não são apresentadas opções de pré-candidatura, Lula também desponta como favorito dos eleitores. Neste caso, o ex-presidente tem 39% das indicações de voto, ante 29% de Bolsonaro. Ciro aparece em terceiro lugar com 5%. Há ainda 1% de indicações para Tebet e outro 1% para André Janones (Avante).

No segundo turno, o instituto traz sondagens para cinco eventuais disputas. Lula lidera com boa vantagem em todas que aparece. Na disputa principal, ele venceria Bolsonaro por 53% a 35%. Contra Ciro, a vitória seria por 54% a 26%. Já Tebet seria derrotada por 56% a 20%.

Há na pesquisa dois cenários em que o ex-presidente não é monitorado. No primeiro deles, Bolsonaro é confrontado por Ciro e seria derrotado por 45% a 40%. Já em uma eventual disputa entre o ex-capitão e Simone Tebet, a senadora levaria a pior, sendo derrotada por 41% a 37%.

A pesquisa desta sexta-feira tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%. Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou mil pessoas por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

Confira a íntegra da pesquisa:

2022_06_01 PESQUISA IPESPE

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo