Política

Inpe deve perder ’em torno de 15%’ do orçamento, prevê Marcos Pontes

Fala acompanhou resultados do monitoramento do desmatamento na Amazônia, que bateu maior índice em 12 anos

O Ministro Marcos Pontes. Foto: Leonardo Marques/ASCOM/MCTI Ministro Marcos Pontes (Foto: Foto por: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI)
Apoie Siga-nos no

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Marcos Pontes afirmou que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) deve sofrer um corte de 15% em 2021 devido a “razões óbvias” ligadas ao “aperto fiscal” para o próximo ano.

 

“Provavelmente ano que vem, nós teremos sim uma redução de orçamento, não vou conseguir proteger o orçamento da maneira como está. Provavelmente [o corte será] em torno de 15% é o que a gente está estimando, lembrando que ainda não temos os números completos”, afirmou.

A declaração foi feita na segunda-feira 30, durante uma participava de coletiva para anunciar o índice de desmatamento na Amazônia nesse ano. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a Amazônia perdeu 11.088 km² em mata verde – o índice é o maior desde 2008, com aumento de cerca de 9,5% na comparação com o período anterior.

“Para o ano que vem a expectativa não é boa. Por razões óbvias, todo mundo tem acompanhado o aperto fiscal que nós temos, essas restrições todas, não é só o Ministério de Ciências e Tecnologia, todos os ministérios passam ou vão passar pelo mesmo aperto ano que vem”, disse.

O Inpe é o responsável por acompanhar e compilar, diariamente, os índices de desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado. Também investe em pesquisa e desenvolvimento de satélites de observação espacial, no monitoramento na Antártica e em indicadores sobre mudanças climáticas e meteorologia.

O órgão já foi alvo de Jair Bolsonaro em 2019. O presidente afirmou, sem provas, que os dados sobre desmatamento foram divulgados pelo Inpe para prejudicá-lo. À época, o então diretor Ricardo Galvão foi exonerado após criticar essas declarações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar