Mundo

Índice global de corrupção traz Brasil ‘estagnado’ junto a Etiópia e Peru

Investigação de Bolsonaro no STF, caso das rachadinhas e ataques à imprensa compõem pontuação em ranking da Transparência Internacional

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. FOTO: SERGIO LIMA
Apoie Siga-nos no

O Brasil “permanece estagnado” em um “patamar ruim” de um dos mais conhecidos índices de corrupção global, elaborado anualmente pela organização Transparência Internacional. A edição referente a 2020 foi publicada nesta quinta-feira 28.

Com 38 pontos acumulados o Brasil está um ponto a menos do que a média dos BRICS (39 pontos), abaixo da América Latina e do Caribe (41 pontos), e bem distante das pontuações médias relativas a países integrantes do G20 (54 pontos) e da OCDE (64 pontos). Os critérios levam em conta níveis percebidos de corrupção no setor público por especialistas e empresários de 180 países.

Embora a variação tenha permanecido dentro  da margem de erro do estudo, o aumento leva o Brasil da 106ª posição para a 94ª, empatado com países como a Etiópia, Peru, Cazaquistão, atrás de Colômbia, Turquia e China e à frente de Bósnia e Herzegovina e do Egito.

Rachadinhas e ataques à imprensa compõem ranqueamento do Brasil

Na análise relativa ao Brasil, a Transparência Internacional destaca que o presidente Jair Bolsonaro segue investigado pelo Supremo Tribunal Federal por suspeitas de tentar interferir na Polícia Federal – levantadas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Também aparecem as investigações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Segundo denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, havia desvio de salários de funcionários do gabinete de Flávio com o consentimento do então deputado estadual e de seu braço-direito, Fabrício Queiroz. Outra investigação semelhante que mirao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) também é citada.

Outros pontos relativos ao mal-estar entre procuradores da Operação Lava Jato e o procurador-geral da República, Augusto Aras, são citados como geradores de “grande desconfiança” devido às “decisões controversas” do escritório de Aras.

O presidente fustigado ainda por suas frequentes investidas contra a imprensa e a sociedade civil. Há destaque para quando Bolsonaro ameaçou “encher a boca” de um repórter “de porrada” após ser questionado sobre o depósito de 89 mil por parte de Queiroz reais na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro, e a comparação feita pelo presidente de que ONGs são “um câncer” que ele não conseguia matar.

Corrupção e Covid

A Transparência Internacional também colocou em perspectiva as ingerências públicas cometidas no contexto da pandemia de coronavírus.

“A corrupção domina as respostas à COVID-19, desde subornos relativos a testes de COVID-19, a tratamentos e a outros serviços de saúde, até à aquisição pública de suprimentos médicos e ao nível geral de preparação para emergências”, escrevem.

Ainda de acordo com a organização, os países que melhor investiram em saúde pública se saíram melhor no monitoramento de casos e na organização de estratégias. O Uruguai, por exemplo, um dos mais bem avaliados da América Latina: os gastos do governo com saúde estão entre os maiores da região e o país conta com um sistema robusto de vigilância epidemiológica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar