Política

Grupo judeu repudia Bolsonaro por usar bandeira de Israel em ato

O coletivo afirmou que a bandeira do país em uma manifestação contra a democracia ‘não representa os valores judaicos’

Bandeira de Israel usada em ato que defendia o presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução
Apoie Siga-nos no

O ato que aconteceu em Brasília neste domingo 03, no qual o presidente Jair Bolsonaro participou, foi motivo de repúdio pela entidade Judeus Pela Democracia. Isso porque o capitão foi até a rampa do Palácio do Planalto acenar para seus apoiadores e levou com ele uma bandeira de Israel junto com a dos EUA.

“A bandeira de Israel numa manifestação contra a democracia NÃO representa os valores judaicos!!”, disse o grupo em seu Twitter. “Que patriotismo é esse que tremula bandeiras e ignora milhares de mortos? Basta do sequestro de símbolos!”.

O ato continha faixas que pediam o fechamento do Congresso e do STF, mas isso não foi motivo para constranger o presidente.  Bolsonaro se referiu à manifestação como um “movimento espontâneo”. “Na certeza que o povo está ao lado da verdade, do desenvolvimento, da democracia e da honestidade também. Como eu tenho dito, o Executivo está unido. Peço a Deus que não tenhamos mais problema esta semana, pois chegamos no limite, não tem mais conversa. Daqui pra frente, não só exigiremos, como faremos cumprir a Constituição. Ela será cumprida a qualquer preço. E ela tem dupla mão, não é mão de uma lado só não. Amanhã nomeamos o novo diretor da Polícia Federal e o Brasil segue seu rumo”, declarou.

Nos últimos dias, Bolsonaro tentou nomear Alexandre Ramagem, amigo de sua família, para a direção-geral da PF, no lugar de Maurício Valeixo. A posse, porém, foi barrada por decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que citou as acusações feitas por Moro ao sair do governo. Há diversas investigações da PF de interesse de aliados e dos filhos do presidente.

É a segunda aglomeração que o presidente protagoniza só neste final de semana. No sábado 2, ele visitou um posto de gasolina às margens da BR-040, perto da cidade goiana de Cristalina, cumprimentou pessoas e posou para fotos.

– Palácio do Planalto (03/05/2020).

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Sunday, May 3, 2020

Embora estivesse utilizando máscara, em alguns momentos o presidente a puxou para baixo, deixando descobertos nariz e boca, o que também contraria as recomendações sanitárias para evitar a proliferação do vírus. O presidente também foi visto levando uma das mãos ao nariz e, depois, cumprimentando apoiadores. A ação (de levar as mãos ao rosto) é uma das principais formas de contrair e espalhar a doença.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar