Economia

Governo Bolsonaro quer salário mínimo sem aumento real em 2020

Ministério da Economia recomenda que o reajuste reponha somente o aumento da inflação, fixando o piso em 1.040 reais

Apoie Siga-nos no

Se depender dos cálculos do Ministério da Economia, o salário mínimo não terá aumento real no ano que vem. A pasta chefiada por Paulo Guedes apresentou nesta segunda-feira 15 as Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020.

 

A LDO estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte. Sob esses cálculos, o salário mínimo ficará em 1.040 reais, sem aumento acima da inflação prevista para os próximos doze meses pelo INPC — em janeiro deste ano, Bolsonaro fixou o piso em 998 reais. O texto seguirá para aprovação do Congresso.

 

O orçamento previsto para o próximo ano é de 296 bilhões de reais, e a meta fiscal prevista é um resultado negativo de 124,1 bilhões. Inicialmente, o governo previa um rombo menor, de quase 90 bilhões.

 

O governo também prevê que o PIB cresça 2,7%, já levando em conta a aprovação da reforma da Previdência. Argumentam que as projeções estão de acordo com os cálculos do mercado. “O ministério coloca sinais de ampla consistência na busca de uma liberal-democracia, com respeito a contratos, incentivo ao setor privado”, justificou o secretário especial da Fazenda Waldery Rodrigues.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo