Política

Governo anula transferência R$ 83,9 millhões do Bolsa Família para propaganda

Anulação de portaria foi publicada por secretário de Guedes em edição extra do Diário Oficial da União

Secretário Especial da Fazenda - Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O governo publicou, na tarde desta terça-feira 9, a revogação da portaria que transferia R$ 83,9 milhões do Programa Bolsa Família para o setor de comunicação do governo. O texto da edição extra do Diário Oficial da União é assinado pelo secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, o mesmo que autorizou a primeira transação.

Apesar de não haver mais explicações sobre os motivos do cancelamento, ela pode estar relacionada a uma provável investigação do Tribunal de Contas da União sobre o assunto após o recebimento de uma representação do Ministério Público junto ao TCU, que denunciou irregularidades legais na transferência dos recursos.

Na argumentação do governo, o Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, afirmou que a folha de pagamento do programa em abril foi custeada “em 95% por recursos do auxílio emergencial”, já que “naquele mês, 13.566.568 famílias beneficiadas com o PBF receberam o benefício”.

O Ministério da Economia também chegou a alegar que “outros valores serão utilizados em despesas prioritárias nos próximos meses. Estes remanejamentos serão implementados em acordo com as projeções do Ministério da Cidadania de forma a que não haja prejuízo aos beneficiários do Programa Bolsa Família.”, o que preocupou o procurador do MPTCU, Rodrigo Medeiros de Lima.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo