CartaExpressa

Gilmar Mendes relatará a disputa pela presidência do PROS

Na quarta-feira 10, o TSE decidiu, por 4 votos a 3, manter Eurípedes Júnior, aliado de Lula, no comando da legenda

O ministro Gilmar Mendes, do STF. Foto: Evaristo Sá/AFP/Getty Images
Apoie Siga-nos no

O ministro Gilmar Mendes foi sorteado relator no Supremo Tribunal Federal do caso que analisa a disputa pela presidência do PROS.

Na quarta-feira 10, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por 4 votos a 3, manter Eurípedes Júnior no comando da legenda. No plenário virtual, a Corte validou uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski.

Até 31 de julho, o comando do PROS estava nas mãos de Marcus Holanda, responsável por lançar a candidatura do influencer Pablo Marçal à Presidência. Naquele dia, o vice-presidente do STJ, Jorge Mussi, decidiu, em meio ao plantão, devolver o partido a Eurípedes. O dirigente logo reassumiu a legenda e fez uma reunião com o ex-presidente Lula (PT) para declarar apoio à sua candidatura.

No dia seguinte, o ministro Antonio Carlos, relator da ação, reformou a decisão e deu o PROS de volta a Marcus Holanda. Com a decisão de Lewandowski e a chancela do plenário do TSE, o partido voltou a ser comandado por Eurípedes.

Resta saber, porém, qual será o desfecho no STF de uma longa novela a envolver não apenas a presidência do PROS, mas o papel do partido nas eleições presidenciais deste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar