Política

Justiça

Gilmar Mendes falou com José Serra antes de pedir suspensão da sessão do STF

por Redação Carta Capital — publicado 30/09/2010 10h07, última modificação 02/10/2010 11h38
Repórteres da Folha de S.Paulo flagram pedido de ligação do candidato para o ministro
Gilmar Mendes falou com Serra antes de parar votação no STF

Vocês se esquecem que estamos no Brasil, gente. Além do que não é recomendável mexer com quem usa saia. Ou seja, mulher, padre e juiz...

O ministro Gilmar Mendes recebeu uma ligação do candidato José Serra antes de pedir a interrupção da sessão de ontem do STF que julgava o recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos na hora da votação.

A matéria está na capa da Folha de S.Paulo desta quinta-feira 30. Serra foi flagrado pelos repórteres do jornal quando pediu a ligação para um assessor e quando atendia ao retorno de Mendes. O jornal publica uma foto do momento em que eles conversavam, por volta das 14 horas de ontem. O dois, no entanto, negaram a conversa.

A sessão do Supremo foi suspensa quando a votação apresentava o placar de 7 X 0 a favor do recurso.  Sua aprovação já estava assegurada, pois restavam apenas 3 ministros para votar. Foi quando o ministro Gilmar Mendes, que daria o oitavo voto,  pediu mais tempo para estudar melhor o processo.

O pedido causou perplexidade entre os presentes. Mendes afirmou que “tentaria” firmar uma posição até o dia de hoje.

O STF tem até esta sexta-feira para julgar o recurso. Caso não o faça, valerá para o dia 3 próximo a determinação do Tribunal Superior Eleitoral, que exige a apresentação dos dois documentos.

registrado em: