Política

FSB: Lula cresce e abre 13 pontos de vantagem para Bolsonaro no primeiro turno

O ex-presidente também lidera a pesquisa espontânea e supera todos os adversários em um eventual segundo turno

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) cresceu 3 pontos percentuais nas intenções de voto em apenas 15 dias, segundo o levantamento do instituto FSB, divulgado nesta segunda-feira 25. O petista tinha, há duas semanas, 41% e viu seu grupo de apoiadores saltar para 44%. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, oscilou negativamente, de 32% para 31% das intenções de voto.

O levantamento desta segunda mostra ainda a estabilidade de Ciro Gomes (PDT), que manteve os mesmos 9% de intenções de voto, que o colocam em terceiro lugar na pesquisa. Simone Tebet (MDB), principal aposta da chamada terceira via, aparece logo em seguida, com 2%. O percentual é o mesmo de André Janones (Avante). Pela margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados com todos os demais pré-candidatos que somaram 1% ou menos.

Espontânea

A pesquisa desta segunda-feira também monitorou as intenções de voto em um cenário espontâneo, ou seja, em que não apresenta uma lista de pré-candidaturas aos eleitores entrevistados.

Neste caso, Lula segue na liderança com boa margem de distância para Bolsonaro. O petista tem, segundo o levantamento, 40% das intenções de voto, ante 30% do ex-capitão. Ciro Gomes segue em terceiro lugar, mas com apenas 3%. Os dados ficaram estáveis na comparação com o último levantamento.

Perfil dos eleitores

De acordo com o levantamento desta segunda-feira, o eleitorado feminino, os eleitores mais jovens, pessoas com escolaridade até o ensino fundamental, os católicos, os mais pobres e os moradores do Nordeste são aqueles que apontam uma preferência maior por Lula.

Bolsonaro, por sua vez, reúne a simpatia maior entre os homens, as pessoas na faixa média de idade, aqueles que têm ensino superior, os evangélicos, os mais ricos e os moradores do Norte e do Centro-Oeste do Brasil.

Segundo turno

Ainda segundo a pesquisa FSB desta segunda-feira, Lula venceria qualquer um dos adversários em disputas de segundo turno. Contra Bolsonaro, a principal disputa monitorada, o petista soma 54% das intenções de voto, ante 36% do ex-capitão. Já em um eventual segundo turno contra Ciro, Lula venceria o pedetista por 48% a 32%. Simone Tebet teria apenas 25%, ante 54% do ex-presidente.

O instituto ainda mediu o desempenho de Bolsonaro em outros dois cenários sem a presença de Lula. Contra Ciro, o atual presidente aparece com 38% das intenções, ante 49% do pedetista, uma desvantagem de 11 pontos percentuais. Já contra Simone Tebet, Bolsonaro teria 41% o mesmo percentual somado pela senadora.

Para chegar aos resultados desta segunda-feira, o instituto FSB ouviu 2 mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05938/2022.

Confira a íntegra:

pesquisa-btg-fsb-rodada-7-25jul2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar