Política

Filas no INSS serão resolvidas até outubro, diz Augusto Heleno

Órgão esteve no centro das atenções por conta da extensa fila de beneficiários que não conseguem a liberação de seus direitos

Apoie Siga-nos no

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, afirmou que as filas do INSS serão resolvidas até o mês de outubro deste ano.  Em entrevista à rádio CBN nesta quarta-feira 29, Heleno defendeu que a decisão de utilizar militares da reserva para diminuir a fila mostra a preocupação do governo com a situação da seguridade social.

“Há medidas burocráticas que podem ser facilmente aprendidas”, disse o ministro, que ponderou que chamar novos servidores públicos para atuar no INSS contraria a intenção do ministério da Economia de reduzir o número de concursados. Heleno disse também que “há possibilidade de antecipar a solução dos problemas se houver jato de impulsão na solução do problema”, segundo o ministro.

 

Nos últimos dias, o órgão esteve no centro das atenções por conta da extensa fila de beneficiários que não conseguem a liberação de seus direitos. Atualmente, a fila de espera é de 1,3 milhão de solicitações de benefício que ficaram sem análise, mesmo após o prazo legal de 45 dias ter sido ultrapassado.

Em 14 de janeiro, o governo anunciou um conjunto de medidas para diminuir a demanda, como a seleção de sete mil militares da reserva, a restrição de cessões de servidores a outros órgãos e a simplificação da burocracia.

A ideia de reforçar o atendimento com militares era liberar os servidores para se dedicarem à análise dos requerimentos. No entanto, em 23 de janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou inconstitucionalidade em restringir a possibilidade de contratação aos militares, pois, segundo o órgão, a medida criaria “reserva de mercado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo