Política

Fachin abre processo para investigar suposto caixa 2 de Onyx Lorenzoni

PGR e STF analisam acusação de que futuro ministro da Casa Civil teria recebido 200 mil reais da JBS

O deputado federal e outros nove políticos tiveram nomes citados por delatores da JBS
Apoie Siga-nos no

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal, acatou nesta terça-feira, 4, o pedido da Procuradoria-Geral da República para apurar denúncias de caixa dois contra Onyx Lorenzoni, futuro ministro da Casa Civil. De acordo com delatores da JBS, em 2012 e 2014, o deputado federal recebeu duas parcelas de 100 mil reais da empresa, não contabilizadas na campanha.

No ano passado, Lorenzoni chegou a assumir o recebimento de pelo menos 100 mil reais da empresa para pagar dívidas de campanha. O dinheiro não foi contabilizado pela campanha e é considerado caixa dois. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, ele pediu desculpas pelo ato.

Em novembro, os delatores entregaram como prova uma planilha à PGR com os nomes dos políticos que receberam pagamento via caixa dois.

Ainda não há investigação formal, com abertura de inquérito – apenas uma apuração prévia de possíveis irregularidades.

Leia também: Conheça o projeto de lei 'Onyx Lorenzoni', que ironiza Moro e Guedes

Além dele, outros seis deputados (Paulo Teixeira, do PT, Alceu Moreira e Marcelo Castro, ambos do MDB, Wellington Fagundes, do PR, Jeronimo Gorgen, do PP, Zé Silva, do SD) e três senadores (Ciro Nogueira, do PP, Renan Calheiros e Eduardo Braga, do MDB) estão na mesma lista de investigação de Onyx.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar