Política

Exames de Bolsonaro entregues ao STF deram negativo para a covid-19

Presidente já havia dito que seus testes não detectaram contaminação, mas se recusava a comprovar

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Deram negativo os três exames do presidente Jair Bolsonaro que foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Advocacia-Geral da União (AGU). Antes disso, Bolsonaro negava que havia contraído a doença, mas se recusava a apresentar os testes.

A AGU disponibilizou os documentos após o jornal O Estado de S. Paulo mover uma ação judicial. O veículo foi vitorioso em duas decisões, uma na Justiça Federal de São Paulo e outra no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Contudo, o governo recorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e obteve parecer favorável à decisão de não divulgar os exames. O caso foi parar nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que obrigou a apresentação dos testes.

Em sua rede social, Bolsonaro comemorou com a publicação da bandeira do Brasil.

 

Em exame realizado no dia 12 de março, Bolsonaro foi identificado com o codinome “Airton Guedes”, segundo documento disponibilizado pelo jornal O Estado de S. Paulo. O RG e o CPF que constam no documento são do próprio presidente da República. No campo “Resultado”, o teste registra o diagnóstico como “não detectado”. No dia seguinte, o chefe do Palácio do Planalto declarou que não foi contaminado e fez gesto de “banana” para a imprensa.

Exame disponibilizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Em exame realizado em 17 de março, Bolsonaro é identificado com outro codinome: “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”. Novamente, o RG e o CPF que constam no documento são do próprio presidente da República. Mais uma vez, o ex-capitão disse que não pegou o vírus, mas declarou que poderia se submeter a um novo exame por ter “contato com muita gente”.

“Talvez, eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo”, disse Bolsonaro, em frente ao Palácio da Alvorada.

Exame disponibilizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Outro exame, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também atesta “negativo” para detecção do coronavírus. Neste documento, o RG e o CPF de Bolsonaro não aparecem. O presidente é identificado como “Paciente 05”.

Exame disponibilizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar