Política

Exame/Ideia: Lula vence em todos os cenários de segundo turno

Petista também lidera o principal cenário de primeiro turno por 41%, ante 32% de Bolsonaro e 9% de Ciro Gomes

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno, de acordo com a nova pesquisa Exame/Ideia divulgada no fim da noite desta quinta-feira 19. Ao todo, foram pesquisados cinco possíveis cenários de disputa, três deles com a presença de Lula. Em todos ele aparece na frente.

Na principal disputa monitorada, entre Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista teria 46%, ante 39% do ex-capitão. A diferença entre os candidatos registrada neste levantamento, de sete pontos percentuais, não é a maior já observada no levantamento. Em abril deste ano ela era de 9 pontos e já chegou a ser 17 no fim do ano passado.

Nas outras duas eventuais disputas monitoradas com a presença de Lula, ele tem uma vantagem bem mais confortável. Contra João Doria (PSDB), o petista tem 48%, ante 20% do tucano. Já contra Ciro Gomes (PDT), Lula superaria o adversário por 43% a 29%.

Os outros dois cenários, sem a presença do petista, marcam as intenções de voto em uma eventual disputa de Bolsonaro contra Ciro Gomes e Bolsonaro contra Doria. Segundo o levantamento, o ex-capitão seria derrotado pelo pedetista por 39% a 37% e superaria Doria por 38% a 28%.

Primeiro turno

Na principal projeção estimulada pela pesquisa sobre o primeiro turno, Lula também aparece na liderança com 41% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Bolsonaro, com 32%; Ciro, com 9%; e Doria, com 2%. Os demais candidatos chegam a, no máximo, 1%.

O levantamento foi realizado com 1.500 entrevistas por telefone realizadas entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar