Política

‘Estaremos no 2º turno e ganharemos a eleição’, diz Ana Paula Matos, vice de Ciro Gomes

Presentes no anúncio, Ciro e o presidente do PDT, Carlos Lupi, não pouparam críticas a Lula e Jair Bolsonaro, os líderes das pesquisas eleitorais

Ana Paula Matos e Ciro Gomes. Foto: Alisson Matos
Apoie Siga-nos no

O PDT confirmou nesta sexta-feira 5 a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes.

A escolha por Ana Paula ocorreu em uma reunião da Executiva pedetista em Brasília. O nome da vice foi oficializado no último dia do prazo para as convenções partidárias.

“Estaremos no segundo turno e ganharemos a eleição. Essa força, essa vontade e essa crença me trazem até aqui”, disse Matos em entrevista coletiva após o anúncio. “Sou baiana, apaixonada pela minha terra e pelo nosso País. Tenho convicção da missão e da responsabilidade que é representar esse povo negro, sofrido e nós, mulheres.”

Ciro afirmou que Ana Paula “fez da sua luta contra todos os estigmas e a discriminação um ato de vitórias sucessivas”. Ele adiantou que a vice auxiliará na coordenação do programa de governo e na construção de “um governo feminino”.

O pedetista também distribuiu críticas aos primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto.

“Vou precisar reconciliar o Brasil, especialmente depois do que vamos assistir a partir de 15 de agosto, com a sujeira na TV: o Bolsonaro vomitando a falta de caráter dele para cima do Lula e o telhado de vidro absolutamente inexplicável do lulopetismo, tanto em corrupção quanto em crise econômica.”

Presente na entrevista coletiva, o presidente do PDT, Carlos Lupi, ironizou uma suposta tentativa do PT de “pegar carona em palanques do PDT”. Ele foi questionado por CartaCapital sobre a defesa, por parte de uma ala petista, de que Lula suba no palanque do candidato pedetista ao governo do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves.

“Se ele [Lula] tivesse tanta força, fosse tão favorito, por que querer a gente, os meus candidatos, o PDT? É uma demonstração de fragilidade”, respondeu Lupi. “No palanque regional, já anunciou várias vezes que estaria com Freixo. Está ou não está? Não sei responder. O PDT está unido, arrumadinho ,temos um candidato a governador com viabilidade, que é o Rodrigo Neves. E estamos tranquilos.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.