Política

Entidades saem em defesa de jornalista atacada na CPI das Fake News

Patricia Campos Mello, da Folha, foi alvo de ataques machistas e de alegações falsas em sessão da CPI, e segue sendo perseguida nas redes

Jornalista Patricia Campos Mello (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Apoie Siga-nos no

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) divulgaram nesta quarta-feira 12 notas de repúdio contra os ataques movidos contra a jornalista Patricia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, após alegações falsas e caluniosas de um dos depoentes na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News.

Na terça-feira 11, a CPI ouviu Hans River do Nascimento, um ex-funcionário de uma empresa de disparo de mensagens que foi fonte de Patricia Campos Mello na reportagem que denunciou a compra de disparos no WhatsApp para favorecer, nas eleições de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro. Hans alegou que a jornalista teria oferecido sexo em troca de informações.

Além disso, Hans River desferiu ataques a Patrícia e disse que foi enganado pela jornalista em relação à matéria que ela estava fazendo. Horas depois, a Folha publicou uma reportagem com os prints e áudios do telefone de Campos Mello, provando que Hans mentiu na CPI – o que é crime.

Após a sessão, um dos principais propagadores das difamações foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que levou a Plenário que “não duvidava” da alegação de Hans River.

“É assustador que um agente público use seu canal de comunicação para atacar jornalistas cujas reportagens trazem informações que o desagradam, sobretudo apelando ao machismo e à misoginia. Além disso, esta é mais uma ocasião em que integrantes da família Bolsonaro, em lugar de oferecer explicações à sociedade, tentam desacreditar o trabalho da imprensa”, divulgou a Abraji.

“A Federação e o Sindicato repudiam, ainda, o caráter misógino, violento e sexista do ataque à profissional jornalista, utilizado para colocar em dúvida a credibilidade das informações apuradas por Patricia, uma das profissionais mais respeitadas e premiadas do país. O ataque atinge não só a repórter da Folha, mas também os princípios democráticos, constitucionais e a liberdade de imprensa”, assinaram em nota conjunta as entidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.