Política

Em SP, Haddad lidera corrida para o governo e França é favorito para o Senado, diz pesquisa

Levantamento da Real Time Big Data traz o ex-prefeito com 33% das intenções de voto, 13 a mais do que o segundo colocado

Lula, Alckmin, Haddad e França em ato em SP. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo governo do estado com uma vantagem de 13 pontos para o ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 14 em relação a Rodrigo Garcia (PSDB). O petista soma 33% das intenções de voto, ante 20% do aliado do presidente Jair Bolsonaro  (PL) e 19% do atual governador. Os dados são da pesquisa Real Time Big Data desta quarta-feira 3.

Quando levados em consideração apenas os votos válidos, sem brancos, nulos e indecisos, Haddad chega a 43%, Tarcísio soma 26% e Garcia 25%. Assim como no cenário geral, todos os demais nomes monitorados têm menos de 5%.

A pesquisa da Real Time Big Data ainda mediu a preferência dos eleitores paulistas em um cenário com apenas três candidatos. Haddad novamente aparece na liderança com uma vantagem semelhante à registrada no levantamento principal. Neste caso, o petista soma 34%, ante 22% do ex-ministro e 20% do tucano.

Já em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Haddad venceria por 10 pontos. Quando confrontados diretamente, o ex-prefeito tem 39%, ante 29% do bolsonarista. Na disputa contra Garcia, Haddad somaria 37% contra 29% do atual governador. Sem Haddad, Garcia e Tarcísio estariam praticamente no mesmo patamar, com 30% para o tucano e 29% para o ex-ministro.

Senado Federal

Já na disputa pela cadeira de senador por São Paulo, quem lidera é Márcio França (PSB). O ex-governador tem 26% da preferência dos eleitores e supera Janaina Paschoal (PRTB), segundo colocada, por 10 pontos percentuais. O ex-ministro de Bolsonaro, Marcos Pontes (PL), tem apenas 10%. Nenhum outro nome passou de 5%.

A pesquisa divulgada nesta quarta contou com 2 mil entrevistas com eleitores paulistas entre os dias 1º e 2 de agosto. O monitoramento foi contratado pela TV Record e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro do levantamento é o SP-06273/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar