Política

Em live, Lula diz que ‘tudo piorou’ após golpe contra Dilma; Gil do Vigor e Thelminha se dizem gratos ao ex-presidente

Favorito para as eleições de 2022, o petista participou de programa com ex-BBBs, a cantora Linn da Quebrada e o ativista Celso Athayde

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi entrevistado no programa da influenciadora Thelminha. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Em live com a influenciadora e ex-BBB Thelma Assis, nesta quarta-feira 1, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de críticas ao governo de Jair Bolsonaro e ao Congresso Nacional. O petista acusou a gestão federal de “irresponsabilidade” e de chefiar um “desmonte” em políticas públicas conquistadas desde o século passado.

“Tudo o que eles fizeram foi jogar fora o que a gente construiu de 1943 até agora”, disse o petista. “Derrubaram a Dilma e tudo piorou.”

Lula estava ao lado do influenciador e ex-BBB Gil do Vigor, da cantora Linn da Quebrada e do ativista Celso Athayde, em programa organizado pela produtora Dia Estúdio.

O petista aproveitou para relembrar programas sociais de seus governos, relativos à alimentação, à construção, à saúde e à educação, e também defendeu a instauração de políticas para desconcentração de fortunas.

“Muito dinheiro na mão de poucos é concentração de riquezas. Pouco dinheiro na mão de muitos é distribuição de riquezas”, disse Lula.

Em relação a Bolsonaro, o petista disse que em 2018 ocorreu uma “anomalia” e que “o ódio” foi eleito.

Os ex-participantes do programa Big Brother Brasil manifestaram agradecimentos a Lula por políticas que facilitaram o acesso ao ensino superior. Thelminha se formou em Medicina com uma bolsa do Programa Universidade para Todos, o Prouni, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; já Gil do Vigor cursou Economia na Universidade Federal de Pernambuco pela política de cotas a estudantes de escola pública.

“Eu não tinha nem condição de passar na porta da universidade”, disse Thelminha. “É uma obrigação do Estado. Mas não tem como não ser grato. Se hoje eu estou aqui, olhando para o senhor, é porque de alguma forma eu recebi uma oportunidade lá atrás.”

“Presidente Lula, eu te amo”, afirmou Gil do Vigor. “Eu sou muito grato, porque eu fui muito ajudado. Eu repito para as pessoas que só consegui chegar onde cheguei porque tiveram líderes que focaram na educação.”

Linn da Quebrada disse observar que ainda há resistência em parcela da sociedade à entrada de pessoas negras nas universidades e relacionou essa conduta a preconceitos originários da escravidão.

“Que seja pelas cotas. Porque as cotas se tornam uma ação que vêm de encontro a uma dívida histórica. Há um abismo social que precisamos diminuir”, afirmou a cantora.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.