Política

Em derrota para o governo, comissão vota por tirar Coaf de Moro

O Ministério da Justiça, porém, ganhou de volta a Funai, que estava sob a pasta da Agricultura

(Foto: Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A comissão mista do Congresso que analisa a reorganização da estrutura ministerial votou, nesta quinta-feira 9, por transferir o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro Sergio Moro.

O placar foi de 14 votos pela mudança contra 11. O texto passará pelo aval de deputados e senadores.

 

O conselho — dedicado ao combate à corrupção e lavagem de dinheiro — voltará para o Ministério da Economia, chefiado atualmente por Paulo Guedes. Trata-se de mais uma derrota do governo e de Moro, que defendiam a permanência do Coaf sob o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Moro perde o Coaf, mas ganha a Funai. A comissão também aprovou um destaque que transfere a demarcação das terras indígenas, atualmente sob o Ministério da Agricultura, para o Ministério da Justiça. Trata-se de mais uma derrota para o governo, que propunha a transferência das questões indígenas para o ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a cargo de Damares Alves.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo