CartaExpressa

Em debate, Haddad critica Garcia por ‘responsabilidade’ do governador de SP sobre Cracolândia

Governador tucano disse que responsabilidade pode não ser direta, e petista rebateu: ‘Não é indiretamente’

O candidato petista Fernando Haddad, em debate para o governo de São Paulo na Band. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

No debate entre candidatos a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT) criticou o adversário Rodrigo Garcia (PSDB) após o tucano citar suposta responsabilidade indireta do governo do estado em relação à Cracolândia.

A resposta veio logo depois da primeira pergunta do debate, feito pela própria emissora, sobre o tema. Na ocasião, o apresentador havia questionado se era responsabilidade do governador propor alguma solução.

“A Cracolândia é sim um problema do governador de São Paulo. Pode não ser de responsabilidade direta do governador, mas, como governador, todo problema de São Paulo eu entendo que é um problema do governador”, declarou Garcia. Em seguida, disse ver como necessárias ações de assistência social e tratamento de saúde às pessoas com dependência química e atuações policiais para deter traficantes.

Haddad rebateu:

“A Cracolândia é assunto do governador. Tudo o que acontece no estado é assunto do governador. Não é indiretamente”, afirmou. Na sequência, disse que retomará um programa que criou como prefeito de São Paulo um programa que, segundo ele, garantia “teto, tratamento e trabalho”.

O petista retornou à questão da responsabilidade indireta em outra pergunta, sobre educação.

“Hoje, São Paulo está vivendo uma situação muito difícil na educação, sobretudo no ensino médio, que é de estrita responsabilidade do governador. Não é como disse o Rodrigo, ‘indiretamente eu sou responsável'”, afirmou.

Ambos iniciaram o debate já com confrontos diretos. Garcia chegou a dizer que Haddad “acorda tarde” e o acusou de ter sido apoiador de Paulo Maluf. Em resposta, Haddad disse que Garcia “não tem coerência” e que também já esteve ao lado do citado político.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar