Política

Eleições 2020: Filipe Sabará, candidato do Novo à Prefeitura de SP

Ele concorre à Prefeitura de São Paulo graças a uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); veja trajetória

Filipe Sabará
Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal
Apoie Siga-nos no

Filipe Sabará concorre à Prefeitura de São Paulo graças a uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele teve sua candidatura suspensa em 23 de setembro depois de um procedimento sigiloso do Novo.

Ele causou um racha no partido após fazer críticas à atuação do governador João Doria na pandemia, elogiar o ex-prefeito Paulo Maluf e apresentar currículo e patrimônio inconscientes.

Sabará se apresentava como aluno de pós-gradução Gerente de Cidades, da Faap, mas a instituição nega que ele tenha feito o curso. Também declarou ter 15 mil reais como bens, dados corrigidos depois para 5 milhões de reais.

O estreante na disputa pelo comando da capital paulista atribui a crise, no entanto, às divergências sobre apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Diz que está sendo bombardeado pela ala ‘esquerdista’ da sigla nas Eleições 2020.

Esse enfrentamento ao PSDB é recente: em 2017, foi nomeado secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na gestão tucana. Além disso, foi presidente do Fundo Social, onde permaneceu até o fim de 2019.

Liberalismo e meritocracia

Com um plano de governo que se apresenta liberal, Sabará promete gestão eficiente por meio de uma reforma administrativa. Ele diz que, se eleito, revisará planos de carreira e exigirá avaliação dos servidores pelos paulistanos.

Partido: Novo

Vice: Marina Helena

Coligação:

No primeiro debate entre candidatos das Eleições 2020, na Band, propôs levar “crédito barato” para a periferia, aproveitando a taxa de juros baixa: “A geração de empregos está entre as principais demandas para a cidade de SP”.

Segundo Filipe Sabará, é possível diminuir a desigualdade na taxa de emprego formal por habitante entre o pior e o melhor distrito da cidade em 20%.

Biografia

Filipe Sabará tem 36 anos de idade e é herdeiro do Grupo Sabará, gigante da indústria química voltada à fabricação de cosméticos.

Nos últimos anos, esteve à frente da ONG Arcah, cuja missão é acolher sem-teto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar