Política

Eleições 2020: Filipe Sabará, candidato do Novo à Prefeitura de SP

Ele concorre à Prefeitura de São Paulo graças a uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); veja trajetória

Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal
Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal Filipe Sabará. Foto: Fundo Social/Arquivo pessoal

Filipe Sabará concorre à Prefeitura de São Paulo graças a uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele teve sua candidatura suspensa em 23 de setembro depois de um procedimento sigiloso do Novo.

Ele causou um racha no partido após fazer críticas à atuação do governador João Doria na pandemia, elogiar o ex-prefeito Paulo Maluf e apresentar currículo e patrimônio inconscientes.

Sabará se apresentava como aluno de pós-gradução Gerente de Cidades, da Faap, mas a instituição nega que ele tenha feito o curso. Também declarou ter 15 mil reais como bens, dados corrigidos depois para 5 milhões de reais.

O estreante na disputa pelo comando da capital paulista atribui a crise, no entanto, às divergências sobre apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Diz que está sendo bombardeado pela ala ‘esquerdista’ da sigla nas Eleições 2020.

Esse enfrentamento ao PSDB é recente: em 2017, foi nomeado secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na gestão tucana. Além disso, foi presidente do Fundo Social, onde permaneceu até o fim de 2019.

Liberalismo e meritocracia

Com um plano de governo que se apresenta liberal, Sabará promete gestão eficiente por meio de uma reforma administrativa. Ele diz que, se eleito, revisará planos de carreira e exigirá avaliação dos servidores pelos paulistanos.

Partido: Novo

Vice: Marina Helena

Coligação:

No primeiro debate entre candidatos das Eleições 2020, na Band, propôs levar “crédito barato” para a periferia, aproveitando a taxa de juros baixa: “A geração de empregos está entre as principais demandas para a cidade de SP”.

Segundo Filipe Sabará, é possível diminuir a desigualdade na taxa de emprego formal por habitante entre o pior e o melhor distrito da cidade em 20%.

Biografia

Filipe Sabará tem 36 anos de idade e é herdeiro do Grupo Sabará, gigante da indústria química voltada à fabricação de cosméticos.

Nos últimos anos, esteve à frente da ONG Arcah, cuja missão é acolher sem-teto.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!